top of page
Buscar

Crise de 1929: Grande Depressão

  • O que foi?

  • Contexto dos Estados Unidos Antes da Crise

  • Motivo da crise

  • Consequências nos Estados Unidos

  • Consequências no Brasil

  • Soluções



O que foi?

Uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional. Foi a depressão mais longa e mais grave que impactou o mundo ocidental industrializado, desencadeando mudanças fundamentais nas instituições económicas, na política macroeconómica e na teoria económica.


Contexto dos Estados Unidos Antes da Crise

Os Estados Unidos já estavam próximos de serem a maior economia do mundo antes da virada do século XIX para XX. Durante a primeira guerra, a favor de sua indústria bélica, (Os Estados unidos) conseguiu chegar ao cargo de maior economia com suas vendas e pelo enfraquecimento de outras potências. Com a chegada dos anos 20, ou Roaring Twenties, a economia do país continuava em crescimento exponencial acentuada pelo comportamento denominado de American Way of Life e a cultura do consumismo se colocaram como estruturados na sociedade estadunidense.


Motivo da Crise

Após a primeira Grande Guerra, o governo dos Estados Unidos se colocou disposto a fazer empréstimos a países da Europa em sua reconstrução. Além disso, era um dos países que mais importava bens de consumo de países estrangeiros, marcado pela necessidade de consumo e que ocasionou uma superprodução, o que seria uma das causas da crise. Os investimentos no mercado foram causadores de uma grande especulação pois pela constante compra e venda de ações, os valores das ações aumentavam rapidamente. (PARA A DESIGNER: COLOQUE MEIO QUE COM SOMA SABE ISSO + ISSO = ISSO)

No dia 24 de Outubro de 1929 (Quinta-Feira Negra), muitas pessoas decidiram vender ações no mesmo dia o que ocasionou um pânico no mercado. Essa situação ocasionou uma queda drástica no preço de todas as ações, assim "quebrando" a bolsa de Nova York no dia 28 de Outubro.


Consequências nos Estados Unidos

Os Estados Unidos se viram numa situação drástica após o acontecimento. O PIB per capita diminui drásticamente, ocasionado também pela queda da média salárial, e o desemprego se alavancou pelo país - por volta de 27% da população desempregada. Essa crise também não só impactou diretamente os EUA, ao eles se verem obrigados a pararem com grandes importações e quase 90% de seus empréstimos a outros países


Consequências no Brasil

A recessão econômica da década de 1930 afetou severamente a produção de café no Brasil, que era o principal produto de exportação do país, representando cerca de 70% do café comercializado globalmente. Os Estados Unidos eram os principais compradores desse café. Devido à recessão, as exportações de café brasileiro diminuíram e o preço do café no mercado internacional despencou. Essa crise coincidiu com a Revolução de 1930, que trouxe Getúlio Vargas ao poder (algo considerado por alguns historiadores como consequência indireta da crise).


Soluções


1. EUA: "New Deal" foi o nome dado a solução implementada pelo presidente Americano Franklin Delano Roosevelt. Tal solução promoveu obras públicas, benefícios sociais como salário mínimo e seguro desemprego e, de modo geral, favoreceu o crescimento da intervenção do governo na economia para evitar a queda de preços e controlar a produção.


2. BRASIL: O governo criou o Conselho Nacional do Café (CNC) em 1931 para proteger a indústria do café. Para aumentar o valor do café no mercado internacional, o governo começou a comprar grandes quantidades de sacas de café paradas, que eram posteriormente destruídas por incêndio. Essa prática continuou por treze anos, resultando na destruição de 78,2 milhões de sacas de café como uma medida para conter a queda nos preços do produto.


Fontes


 
 
 

Comments


Projeto Humanas Para Jovens

Instagram e Tiktok: @humanasparajovens

©2022 por Projeto Humanas Para Jovens. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page