top of page
Buscar

Como surgiu a sociologia?

Crédito: Hulton Archive


Subtópicos:

  • Contexto histórico

  • Auguste Comte e o Positivismo

  • Sociologia nos dias atuais


Contexto Histórico

Estamos na Europa dos séculos XVIII e XIX, ou seja, vive-se um período de extrema transformação social. Nesse sentido, a população deixava o campo e o modo de vida feudal (dos senhores e camponeses) e chegava nas crescentes cidades industriais (da burguesia e do proletariado). Tal transformação teve como causa o advento da Primeira Revolução Industrial, que além de permitir a consolidação do capitalismo, instituiu a lógica do consumo e das classes sociais. Vale lembrar, também, que tais avanços não foram benéficos para a maioria dos indivíduos, na verdade, as condições de trabalho nas fábricas eram extremamente precárias e a desigualdade social era gritante. Por fim, ressalta-se o papel da Revolução Francesa em difundir o ideal da participação popular na política, permitindo, assim, o surgimento de cidadãos mais críticos e pensantes.


Auguste Comte e o Positivismo


É a partir do cenário exposto - marcado pela queda do Antigo Regime - que o filósofo Auguste Comte propõe uma nova ciência: a Física Social. Nessa perspectiva, o francês defendia o estabelecimento de um campo de estudo que fosse capaz de analisar o corpo social, de entender todas as suas modificações e, finalmente, de propor medidas para a garantia de sua ordem e de seu desenvolvimento. Ademais, influenciado pelo advento das Ciências da Natureza em seu tempo, Comte propôs que a nova “ciência da sociedade” deveria ser objetiva e empírica, sendo baseada na razão. Portanto, o Positivismo pode ser compreendido como a crença na lógica humana para que se compreenda a realidade, para que se alcance o tão almejado progresso.


Curiosidade: Apesar de ser considerado o “pai da Sociologia”, Auguste Comte não foi o primeiro sociólogo. Na verdade, Émile Durkheim que possuiu tal papel, afinal, foi ele o primeiro a pensar em um método próprio para a Sociologia, em um método que a diferenciasse das demais ciências.


Sociologia nos Dias Atuais


Atualmente, a Sociologia é pensada de uma maneira diferente da Positivista. Em outras palavras, ela passou a ser vista de uma forma mais relativa e dinâmica pelos próprios sociólogos. A razão permanece como sua ferramenta principal, porém, deixa de ser utilizada a partir de uma perspectiva exata e passa a ser instrumento para o entendimento das mais diversas áreas e temas, cada um com suas particularidades. Como exemplos, tem-se o estudo das diferentes organizações do trabalho, da estratificação social ao redor do mundo e das múltiplas culturas mundiais.


Por: Rafael Garcia


Comentários


Projeto Humanas Para Jovens

Instagram e Tiktok: @humanasparajovens

©2022 por Projeto Humanas Para Jovens. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page